Notícia Retornar para página inteira

[04/12/2018] 16 Dias de Ativismo: MP participa de mutirão de audiências da Maria da Penha nos Distritos e promove palestras de conscientização

16 Dias de Ativismo: MP participa de mutirão de audiências da Maria da Penha nos Distritos e promove palestras de conscientização

O Ministério Público de Rondônia integrou na última segunda e terça-feira (03 e 04/12) o grande mutirão de ações pelo fim da violência contra a mulher nos distritos de Porto Velho. Em dois dias de trabalho, Promotores de Justiça participaram de 15 audiências de julgamento de casos relacionados à Lei Maria da Penha, ocorridos nas localidades, além de promoverem palestras de conscientização e reuniões que visaram ao fortalecimento da rede de enfrentamento e atendimento às vítimas.

A programação foi parte do calendário estadual da mobilização ‘16 Dias de Ativismo’, iniciativa articulada por instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, pelo fim de crimes contra a mulher.

As audiências ocorreram nos Distritos de Extrema, Nova Califórnia e Jacy-Paraná e tiveram a atuação dos Promotores de Justiça Tânia Garcia Santiago e Héverton Alves de Aguiar. Pelo Poder Judiciário, participaram os Juízes Álvaro Kalix Ferro e Lucas Niero Flores e, pela Defensoria pública, o Defensor Adelino Catanio.

A iniciativa de  realizar as audiências nos distritos decorreu da dificuldade apontada pelas pelas vítimas de zonas rurais a comparecerem à capital.

Agenda

Na segunda-feira (03/12), as equipes do MP, TJ e Defensoria realizaram os trabalhos em Nova Califórnia, na Escola Professora Maria Jacira Feitosa de Cavalho, das 8h às 10h30. Na mesma data, esteviveram em Extrema de Rondônia, na Escola Jaime Peixoto,  das 14h às 16h, e, às 19h30, na Escola 13 de Maio.

Na terça-feira (04/12), o projeto esteve em Jaci-Paraná e Nova Mutum,  na Escola Cora Coralina, das 14h às 16h. Também na terça, a equipe realizou audiências em Vista Alegre do Abunã, na Escola Maria Casaroto, às 8h30. Também foram realizados julgamentos em Fortaleza do Abunã, na Escola Barão do Rio Branco, às 10h30, e em Abunã, na Escola Marechal Rondon, às 14h.

Os trabalhos tiveram o apoio da guarnição da Patrulha Maria da Penha, disponibilizada pela Polícia Militar do Estado de Rondônia.


Fonte: Ascom MP/RO