Notícia Retornar para página inteira

[01/03/2019] Comitê de Combate às Vulnerabilidades de Crianças no Campo define ações em reunião no MP

Estiveram presentes à reunião, conduzida pelo Diretor do Centro de Apoio Operacional da Infância, Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, representantes do Tribunal Regional do Trabalho – 14ª Região; Ministério Público do Trabalho; além de integrantes das Secretarias de Saúde (Sesau), Agricultura (Seagri), Educação (Seduc) e Planejamento e Gestão (Sepog).

Criado em 2016, o Comitê Gestor de Combate às Vulnerabilidades de Crianças e Adolescentes no Campo é formado por diversos órgãos que compõem o sistema de garantias e proteção do público infantojuvenil. A abordagem do comitê é direcionada à família rural e o trabalho de sensibilização da mobilização é materializado pela campanha  “Agricultor Inteligente Mantém a Criança na Escola”, numa perspectiva de preservar a infância.

Entre as deliberações definidas na reunião desta quinta estão a participação do comitê na Rondônia Rural Show 2019, um dos maiores eventos de fomento ao agronegócio  do Estado, sendo formado, portanto, por um público estratégico para as ações de combate às vulnerabilidades no campo.

Durante o encontro, também foram definidas ações de diálogo e integração entre os órgãos que compõem o comitê. Algumas delas referem-se à socialização dos compromissos de cada instituição para o ano de 2019; construção de grupos de trabalho para elaboração de fluxo de atuação integrada em casos de prevenção, proteção e responsabilização, envolvendo situações violadoras de direitos de crianças e adolescentes residentes na área rural  e, ainda, apresentação de plano de trabalho. A esses compromissos somam-se, também, a articulação e o diálogo junto a bancos e cooperativas para adesão à campanha  “Agricultor Inteligente Mantém a Criança na Escola”, entre outras atividades realizadas junto a empresas revendedoras de agrotóxico e ao segmento da agroindústria.


Fonte: Ascom MP/RO