Notícia Retornar para página inteira

[20/05/2019] MP participa de caminhada alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Infância
Infância

O Ministério Público do Estado de Rondônia participou de caminhada pelas ruas do Município de Jaru alusiva Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, realizada no dia 18 de maio. A caminhada teve por objetivo orientar crianças e adolescentes e conscientizar a sociedade sobre a gravidade desse tipo de violência.

O dia 18 de Maio foi proposto em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro, no Brasil,  da Rede Ecpat - End Child Prostitution and Trafficking. O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes (CEDECA/BA), representante oficial do Ecpat, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidades de todo o país. Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Assim, de autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000. Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

 
 


Fonte: Ascom MPRO