Notícia Retornar para página inteira

[26/06/2020] Os impactos causados pela Pandemia do Coronavírus no cotidiano das pessoas foi tema de webinar para membros e servidores do MPRO

Saúde Mental em tempos de Pandemia - Prevenção, Cuidado e Manutenção do Bem-estar foi o tema da webinar transmitida na manhã desta sexta-feira (26/6), para membros e servidores do Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da plataforma Teams.
 
A Live contou com a participação da Analista em Psicologia do MPRO, Juliane Andrade Ribeiro Maciel, que atuou como mediadora; do Analista em Psicologia do MPRO, Jacson Melo de Carvalho e da Psicóloga da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Yara Nascimento Soares.
 
Durante o bate-papo, os psicólogos ressaltaram o impacto causado pela pandemia do coronavírus no cotidiano das pessoas, com mudanças nas suas rotinas familiar, de trabalho e relações sociais. “Isolamento social, mudanças nas rotinas e nos hábitos de higiene, apesar de serem medidas de proteção contra a pandemia, causam impactos e podem provocar ansiedade, alterações físicas e corporais, alterações no sono e medo”, ressaltou a psicóloga da Unir Yara Nascimento Soares, ressaltando que essas reações podem necessitar de acompanhamento dependendo da intensidade, frequência e os prejuízos que possam vir causar no dia a dia das pessoas. 
 
O psicólogo Jacson Melo de Carvalho que a perda do cotidiano acaba afetando o comportamento das pessoas, mas cada uma reage de diferentes formas a essas mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus. A Psicóloga Juliane Andrade também ressaltou o sofrimento das famílias, nos casos de mortes, não poderem vivenciar o momento da despedida de seus entes por causa das medidas de segurança para evitar a contaminação pelo vírus.
 
A iniciativa da Live foi da Gerência de Recursos Humanos (GRH), por meio do Setor de Atenção à Saúde (SEAS), com o objetivo de contribuir  para o bem-estar dos integrantes do MPRO, por meio de informações sobre saúde mental e orientações para enfrentamento aos desconfortos emocionais provocados pela pandemia.
 
Recentemente, o Setor de Assistência Médica (SEAS) do Ministério Público do Estado de Rondônia ampliou o suporte psicológico aos servidores e membros da Instituição, por meio de uma parceria firmada entre a Gerência de Recursos Humanos (GRH) e o Núcleo de Análises Técnicas (NAT), que irá funcionar enquanto perdurar o Decreto de calamidade pública e o regime de trabalho extraordinário no MPRO. Com essa parceria, o SEAS conta agora com cinco psicólogos para fazer o atendimento dos servidores que necessitarem de suporte psicológico. 
 
 
¿ 
    
 

Fonte: Departamento de Comunicação Integrada (DCI/MPRO)